X
Assinatura de Newsletter

Seja bem vindo ao SWS Soluções Ambientais

  • Endereço Rua Santa Eliza 126, Sala 202 - Piabetá - Magé - RJ

  • E-mail comercial@swssolucoesambientais.com.br

  • Telefone (21) 3655 - 7060 / 21970292041

5 AçõES IMPRESCINDíVEIS PARA QUE VOCê NãO SEJA AUTUADO POR óRGãOS AMBIENTAIS.

Para que você não seja autuado por órgãos ambientais, é necessário estar dentro das regras previstas pelas agências reguladoras de meio ambiente. Atentando para o tratamento de efluentes e preservação dos corpos de água e também do solo.

5 ações imprescindíveis para que você não seja autuado por órgãos ambientais.

Essas ações demandam tempo, estudo e muito investimento em capacitação. Por isso, separamos para você cinco dicas imprescindíveis para que você não seja autuado por órgãos ambientais, enquanto se profissionaliza para a gestão da sua empresa ou condomínio.

Mas antes disso, é preciso entender como e porquê, as multas acontecem e o que é a temida tríplice responsabilidade ambiental.         

Multas e responsabilidade ambiental

Você já ouviu falar em tríplice responsabilidade ambiental? Bem, se não ouviu, saiba que é bastante comum que além da multa, o indivíduo receba por exemplo uma ordem para se apresentar em uma delegacia a fim de prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

Mas não para por aí. Também é comum que, além da multa e do registro da ocorrência, aconteça a ordem de reparação do dano causado.

Isso tudo porque a tríplice responsabilidade ambiental significa que ao cometer uma agressão ao meio ambiente, um indivíduo pode sofrer ao mesmo tempo com ação, penal, administrativa e civil.

E o mais curioso, é que não necessariamente o resultado desses processos interagem entre si.

A explicação para isso é que o gesto de crime ambiental causa impacto em todas essas instancias e sendo assim, na ação civil pode ser requerida a reparação do dano causado, enquanto que na administrativa pode-se sofrer com multa pela agressão, e ainda no âmbito penal, o indivíduo pode ser indiciado pelo crime.

Pois é, mas se você deseja ficar longe de quaisquer dessas situações, fique atento aos tipos mais comuns de agressão ao meio ambiente e evite-os. 

Dica número um: Faça um estudo sobre as áreas protegidas:

Está pensando em expandir? Então cuidado. Não realize construção em áreas de preservação. Para saber mais sobre isso, vá antes a prefeitura da sua cidade e estude sobre em quais áreas é possível realizar algum trabalho de construção ou expansão. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na sua região, pode apontar o melhor local para o seu projeto não terminar em multas e dores de cabeça. 

Dica número dois: Faça uma pausa antes da poda

Uma árvore muito grande e de copa larga, tem balançando seus galhos muito perto da sua fiação elétrica? Essa mesma árvores também causa dificuldade da visão de motoristas na área interna ou externa da sua empresa?

Frequentemente para solucionar esse problema, é necessário realizar a poda dessa árvore, mas esta atitude pode trazer mais problemas do que benefícios. Isso porque realizar o corte ou mesmo a poda excessiva de plantas e árvores é considerado crime ambiental passível de multa.

Portanto, a fim de evitar esse aborrecimento, evite cortar os galhos de árvores antes de fazer a comunicação à prefeitura da sua cidade. O órgão poderá então encaminhar um profissional para realizar esse trabalho ou instruir a melhor maneira de realizar a tarefa sem agredir ao meio ambiente. 

Dica número três: Conheça a ISO 14001

Adotar regras de padronização é uma forma eficiente de manter os seus processos dentro do esperado e sem imprevistos.

Sendo assim, adequar a sua empresa ás normas do ISO 14001 também é uma forma interessante de promover as boas práticas de gestão ambiental, evitando que os seus processos possam incorrer em crimes ambientais de alguma forma.

A conscientização, profissionalização e incentivo aos colaboradores, também se trata de um investimento inteligente, capaz de levar reconhecimento a sua empresa, condomínio e é claro, à sua gestão. 

Dica número quatro: Mantenha a sua ETE em dia

Manter em dia o funcionamento da sua estação de tratamento de efluentes é uma maneira de evitar multas por desconformidade nos índices apresentados pelas amostras.

Isso porque, caso algum equipamento ou processo químico não esteja se desenvolvendo com plenitude, o esgoto que deveria ser tratado, pode estar sendo eliminado ainda contendo patógenos importantes e isso é claro, agride a segurança ambiental.    Por isso, contrate um profissional para operar esses sistemas e não deixe de dar atenção a todas as etapas do tratamento de efluentes da sua empresa ou condomínio.

Quando o assunto é ETE, improvisar pode custar caro.         

Dica número cinco: Tenha um profissional de confiança

Conversar com um profissional sobre os processos da sua empresa, é a melhor maneira de diagnosticar mecanismos que possam ser problemáticos e substituir métodos antes que eles causem impacto negativo no ambiente.

Permita que o técnico de segurança ambiental faça uma visita e conheça cada um dos setores, e faça também com que ele tenha acesso a relatórios atualizados e detalhados sobre os métodos de tratamento de resíduo da sua organização.

Esses documentos também devem ser arquivados em local seguro e de fácil acesso, para tornar a pesquisa mais simples, caso seja necessário fazer alguma comparação no futuro. 

Não é custo, é investimento.

Investir em métodos menos poluentes e respeitar as diretrizes recomendadas pelas agências de segurança ambiental, não se trata de um gasto.

Essas atitudes ajudam a sua empresa a economizar em recursos naturais, e ainda preservam o meio ambiente, permitindo que atividades do setor possam ser exercidas por muito mais tempo e com cada vez mais segurança.

Sendo assim, pense nas metas propostas como regras para gestão do seu próprio bem, e não desperdice capital causando danos.

É possível preservar e economizar as duas coisas, então sempre que for possível invista em sustentabilidade.

E para ficar sempre atualizado sobre as informações sobre gestão e tratamento de efluentes, não perca as nossas novidades seguindo a nossa plataforma.


Deixe seu comentário

WhatsApp - SWS Soluções Ambientais